SOLICITE UM ORÇAMENTO ATRAVÉS DO WHATSAPP Converse Agora »
19 98102.0058
19 3405.8143 | 19 3407.6620

A Origem das Fitinhas do Bonfim

22 de Junho de 2019
A fitinha do Bonfim, tão conhecida popularmente, é sem dúvidas uma das maiores representações da cultura brasileira. As fitinhas, coloridas, possuem uma enorme simbologia, mas vamos começar do começo.



Em meados de 1809, criou-se a tradição de usar colares de seda, com nomes de santos bordados, para agradecer a preces que foram respondidas e a promessas concedidas. Nelas se prendiam imagens em ouro de santos e medalhões, entre outras coisas. Também derivam das tradições das religiões africanas, em que era costumeiro usar uma fita da roupa de um santo. Como estas roupas foram ficando cada vez mais raras, optaram pelas tirinhas de pescoço mesmo.

Já na década de 1960, com a ascensão dos hippies, começou a se popularizar a tirinha de pulso, colorida, cada cor representando um orixá. Eles a usavam como marca definida. Atualmente esse tipo de fitinha é vendido em vários locais do país, desde praias nordestinas até em Aparecida do Norte. As fitas são uma mescla visível da cultura africana no Nordeste brasileiro e do catolicismo. Muitas vezes os adeptos do Candomblé e da Umbanda adaptavam seus orixás como santos católicos, para não serem punidos por suas crenças. Isso também explica porque São Jorge também é fortemente difundido entre o Candomblé.
Fonte: ahistoriaeofato.blogspot.com.br

VOLTAR


A HBS do Brasil é fabricante de fitas personalizadas
para diversos segmentos e finalidades.
Mapa do Site
Home
Sobre
Produtos
Contato
Blog
Redes
Sociais
 
 
Contato
 
 

vendas@hbsdobrasil.com.br
Endereço
Rua Doze de Outubro, 374
Vila Santa Catarina, Americana - SP
CEP: 13466-330
HBS do BRASIL 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO
Olá, podemos ajudar?